Os filmes 3-D porém duraram pouco tempo, de 1952 até 1954 dentre os quais se destacou o filme “House of Wax” de 1953. O Comitê de Investigação de Atividades Antiamericanas do Senado dos Estados Unidos amplia a lista suspeita incluindo diretores, atores e escritores incluindo até mesmo Charles Chaplin. Na Itália nascia o Neorrealismo como reação ao cinema fascista do regime de Mussolini, e buscava a máxima naturalidade, com atores não profissionais, iluminação natural e com uma forte crítica social. Se considera inaugurado o gênero com “Roma, Cidade Aberta” (de 1945), ainda que se considera como seu maior representante “Ladrões de bicicletas)” de Vittorio de Sica. Filmes de gangsters se tornaram populares como por exemplo “Little Caesar” e “The Public Enemy” ambos de 1931.
Cinema Marginal ou “Udigrudi”
Pouco depois, o americano Edward Muybridge conseguiu reproduzir o galope de um cavalo a partir de fotos tiradas em séries de sua carreira. No entanto, muitos acreditam que a experiência de assistir a um filme em uma tela grande ainda é insubstituível e que os cinemas continuarão a desempenhar um papel vital no futuro do cinema. As décadas de 1930 a 1950 foram marcadas pela ascensão de Hollywood como a capital mundial do cinema. Durante esse período, surgiram ícones do cinema como Clark Gable, Marilyn Monroe, Humphrey Bogart e Audrey Hepburn. Idealizador e ator de diversos filmes, nos anos 20 já fazia sucesso com suas produções, como O garoto e o Em busca do ouro. Outros aparelhos também foram inventados na época, mas o cinematógrafo se tornou mais popular, devido à facilidade de manipulação.
Personagens principais
Kleber Mendonça talvez seja o maior nome do cinema brasileiro fora do país. Seus filmes são sempre um sucesso nos principais festivais mundiais, tendo ganhado o prêmio do júri no festival de Cannes com este filme. Em seu enredo, em um misto de western com ficção científica, mostra a história de um povo de um vilarejo rural sofrendo ataques não identificados. O francês Louis Lumière é considerado o pioneiro do cinema, tendo realizado a primeira exibição pública de filmes em 28 de dezembro de 1895, em Paris. A partir daí, o cinema se tornou uma das principais formas de entretenimento e arte do mundo moderno. Criado pelos irmãos franceses Louis e Auguste Lumière, foi o principal dispositivo para criação de filmes.
Quais foram os tipos de máquinas que existiram no cinema?
O valor arrecadado é dividido entre o estúdio produtor do filme, a distribuidora e os cinemas exibidores, seguindo uma porcentagem pré-estabelecida. Ícone da música nordestina, a cantora tem em sua discografia grandes sucessos das celebrações de São João, como O Xote das Meninas, Eu Sou o São João e Forró do Xenhenhém. O forró está entre os estilos mais populares das festas juninas, utilizando instrumentos como sanfona, triângulo, zabumba, viola e acordeão.
Explicamos tudo sobre a história do cinema e quem foram seus primeiros criadores. A origem do cinema está relacionada com a antiga necessidade do homem em registrar o movimento, demonstrada pelo próprio surgimento da pintura na Antiguidade. Pode-se dizer, entretanto, que a mais primordial tentativa de fazer algo mais dinâmico, próximo à ideia de cinema, foi registrada na China por volta de 5000 a.C. Tratava-se de um teatro de sombras, no qual objetos recortados eram manipulados para representar heróis, dragões e príncipes. A pandemia de COVID-19 também acelerou a tendência de lançamentos de filmes diretamente em plataformas de streaming, desafiando o modelo de negócios tradicional dos cinemas. Os anos 80 e 90 viram o surgimento dos filmes blockbuster, caracterizados por orçamentos enormes e efeitos especiais espetaculares.
Assim, os produtores não tinham dinheiro para produzir seus filmes, e os espectadores, da mesma forma, já não tinham condições para assisti-los. Com a chegada do videocassete nos anos 80, a proliferação de locadoras marca essa década no país. No começo dos anos 70, em São Paulo, as produções de baixo custo do movimento “Boca do Lixo” realizam as pornochanchadas, baseada nas comédias italianas e com forte teor erótico.
Meliès foi também o precursor no uso de efeitos especiais para fabricar imagens e de técnicas de manipulação visual. E mais ainda, esse visionário das artes criou os primeiros estúdios de cinema e uma produtora de filmes, a Star-Filme. O mágico produziu mais de quinhentas obras de curta duração num período de 17 anos. Baseado na invenção de Edison, Auguste e Louis Lumière inventaram o cinematógrafo, um aparelho portátil que consistia num aparelho três em um (máquina de filmar, de revelar e projetar). Em 1895, o pai dos irmãos Lumière, Antoine, organizou uma exibição pública paga de filmes no dia 28 de dezembro no Salão do Grand Café de Paris. Este dia, data da primeira projeção pública paga, é comumente conhecida como o nascimento do cinema mesmo que os irmãos Lumière não tenham reivindicado para si a invenção de tal feito.
Foi também no ano de 1929 criado o prêmio Óscar ou Prêmios da Academia que serve até os dias atuais como premiação aos melhores do cinema. O som gravado no disco do sistema Vitaphone foi logo sendo substituído por outro sistema como o Movietone da Fox, DeForest Phonofilm e Photophone da RCA com sistema de som no próprio filme. O filme com maior bilheteria HD Filmes Online do cinema mudo foi O nascimento de uma nação, de 1915. O filme é considerado um dos mais racistas da história de Hollywood, pois o longa-metragem exaltava a segregação racial e a Ku Klux Klan. Apesar disso, o cinema como conhecemos, com uma grande tela apresentando um filme para um público, foi inventado pelos irmãos August e Louis Lumière.
Aperfeiçoou os truques próprios do teatro e do ilusionismo para o cinema e assim alcançou grande sucesso, tornando-se o pai dos efeitos especiais do cinema. Seu maior êxito foi a o filme “Viagem à Lua”, de 1902, onde adaptou a célebre obra de Júlio Verne para o cinema. Hoje, a indústria cinematográfica está em constante evolução, com novos movimentos e tendências que moldam o cenário global do cinema. Do renascimento do cinema de autor ao boom dos filmes de super-heróis, a sétima arte continua a se reinventar, mantendo-se como uma das formas mais poderosas de expressão artística em nossa sociedade. Na primeira década do século XX, o cinema ainda era uma forma de arte essencialmente visual. Os filmes eram acompanhados por músicos ao vivo ou trilhas sonoras executadas em sincronia.
Todas essas fases colabora, em maior ou menor grau, com o cinema brasileiro de hoje. A indústria cinematográfica está em constante evolução e adaptação às tendências do público. Nos últimos anos, os filmes de super-heróis, animações e filmes baseados em livros têm sido alguns dos gêneros mais populares. O cinema é uma forma de arte que reflete as tendências culturais e sociais da época em que é produzido. Após muitas gravações consideradas documentais ou apenas retratos de momentos, o primeiro filme de ficção do país é considerado ‘Os Estranguladores’, de 1908, dirigido pelo luso-brasileiro Antônio Leal. Com cerca de 40 minutos, ele é considerado curta-metragem para alguns e média-metragem para outros.
Os primeiros filmes apresentavam cenas de pessoas desenvolvendo atividades cotidianas, cenas urbanas e rurais e algumas comédias. Para a produção de um filme, existem diversas etapas, como produção do roteiro, elaboração dos cenários, figurinos, músicas, filmagens, edição de áudio, de vídeo, entre outras. Todos os profissionais envolvidos nessas diferentes etapas da produção fazem parte da indústria cinematográfica. Além dos cineastas citados, muitos outros produziram obras excelentes, porém essas não obtiveram a mesma distribuição. Aliás, até mesmo esses diretores consagrados na atualidade não alcançam o que poderiam alcançar.